Finanças sustentáveis
INCENTIVOS FISCAIS E FINANCEIROS
A BRF acredita que deve ir além do cumprimento das legislações tributárias nos países onde atua, desenvolvendo relações duradouras com entidades locais e cooperando para o aperfeiçoamento contínuo dos sistemas de tributação onde operamos, sempre observando nossas políticas de integridade e anticorrupção.
A gestão da nossa carga tributária ocorre de maneira integrada à estratégia de negócios da BRF, decorrendo, portanto, dos fatores que impactam o custo de servir os nossos clientes em cada localidade, incluindo preferências de consumo, logística, disponibilidade de insumos, condições de financiamento, entre outros. Nosso objetivo é contribuir para que a companhia possa ofertar nossos produtos com alta qualidade, a um preço competitivo e acessível aos consumidores. Nossas decisões quanto aos tributos que arrecadamos consideram os impactos sobre nossos diversos stakeholders, incluindo clientes, investidores, fornecedores, empregados, governos e sociedade civil, e visam suportar o crescimento sustentável dos nossos negócios.
Neste contexto, buscamos nos qualificar nos programas de incentivos fiscais oferecidos na legislação dos países onde atuamos, de maneira transparente e colaborativa, em razão do alinhamento de interesses em contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde estamos presentes, por meio de geração de empregos diretos e indiretos e pela oferta de produtos de qualidade a preços acessíveis, distribuindo assim, valor para nossos públicos de relacionamento não somente pelo recolhimento de impostos, mas também pela gestão de operações lucrativas, seguras, que respeitam o meio ambiente e a comunidade onde atuamos.
GREEN BONDS
Em 2015, nos tornamos a primeira empresa da América do Sul a emitir, no exterior, 500 milhões de euros de Senior Notes (green bonds). Com vencimento em 3/6/2022 e cupom (juros) de 2,75% ao ano, teremos sete anos para investir nos projetos de comprovada redução de impacto ambiental. Durante o período, a alocação de recursos será monitorada anualmente, para garantir sua conformidade aos critérios do título.
A emissão de green bonds permitiu à companhia aumentar a capacidade de investimento em projetos verdes, tendo como foco categorias como eficiência energética, energias renováveis, florestas sustentáveis, redução de emissão de gases de efeito estufa, gestão de água, embalagens, redução do uso de matéria-prima ou gestão de resíduos. A experiência bem-sucedida se transformou em benchmark no mercado brasileiro – no qual a prática tende a ser cada vez mais disseminada, como forma de preparar companhias para investir no capital natural.