Sustentabilidade

Bem-Estar Animal

Gerencia a prática de manejo dos animais, de acordo com o Programa Global de Bem-estar Animal Feito na BRF que define práticas e compromissos na criação, transporte e abate dos animais.

A base da nossa cadeia produtiva são os animais, e a garantia do bem-estar deles é fundamental para nós.

Com zero tolerância aos maus-tratos, sempre trabalhamos buscando a melhoria na qualidade de vida dos animais dentro e fora da BRF, por meio de uma abordagem integrada.

O programa Bem-estar Animal Feito na BRF, baseado nos cinco domínios de bem-estar animal, engaja diversas áreas da companhia de todos os níveis, incluindo a alta liderança. Os indicadores chave e a evolução dos compromissos públicos são discutidos mensalmente pelos diretores de operações e área de Sustentabilidade e Reputação Corporativa.

Em alinhamento ao programa, adotamos a Matriz de Conformidade em Bem-Estar Animal, um checklist com os principais indicadores chave específicos de bem-estar animal (KWIs- Key Welfare Indicators), como controles digitais de aspectos sanitários, protocolos vacinais, estudos de produtos alternativos a antibióticos e revisão de protocolos de biosseguridade. O monitoramento de indicadores contempla as operações BRF que envolvem frango de corte, perus de corte, suínos, carne bovina, produtos lácteos, vegetais e ovos não férteis provenientes de fornecedores homologados e auditados.

Um dos fatores ligados ao bem-estar animal é a ambiência, que proporciona o correto conforto térmico aos animais na instalação. O enriquecimento ambiental tem como objetivo satisfazer as necessidades comportamentais das aves, promovendo a exploração e manipulação dos recursos ambientais, podendo também diminuir a ocorrência de comportamentos negativos e melhorar a qualidade de vida.

No transporte de cargas vivas, um comitê de trabalho realiza inspeções e apoia a implantação de boas práticas em situações de risco ou acidente envolvendo essas cargas. Os veículos que transportam animais são dedicados e projetos a esse fim, sendo adequados a espécie e etapa que são utilizados. São levados em consideração aspectos como distância, densidade, velocidade, tempo de viagem e temperatura para transporte desses animais. Todos os veículos são rastreados, monitorados e possuem câmera para verificar as condições do motorista e estrada, além do uso do sensor de fadiga. No transporte de aves, em 2023, aumentamos do uso de gaiolas com travas anti-abertura.

Iniciativas

Os Oficiais de Bem-Estar Animal são profissionais líderes e referência técnica na sua área de atuação, estão presentes em toda a cadeia produtiva, desde a criação dos animais até o transporte às indústrias, com autonomia e autoridade sobre o processo.

Contamos também com o Programa Embaixadores do BEA, que tem como missão promover o bem-estar animal ainda mais forte na Companhia, integrando nosso time técnico e proporcionando mais eficiência no trabalho diário junto às unidades e nossos produtores integrados.

Realizamos treinamento e capacitação de produtores rurais por meio de visitas técnicas, dias de campo e nosso jornal bimestral. Cem por cento das equipes de apanha de aves e dos motoristas de cargas vivas (ovos, pintos, leitões, frangos de corte, suínos de terminação) recebem treinamento para que entendam o impacto das suas atividades nos animais. O bem-estar animal é abordado, ainda, nos treinamentos de Verão e Inverno com os produtores integrados de toda a cadeia produtiva.

Destaques e Principais Resultados

  • Prêmio Expressão de Ecologia na categoria bem-estar animal;
  • 2º ano consecutivo na categoria Ouro do ranking da Mercy for Animals;
  • 2500 produtores integrados avaliados por Oficiais BEA em 2023;
  • Em 2023, mais de 220 oficiais de BEA formados, abrangendo cadeias agropecuárias, transporte e abate humanitário;
  • Mais de 550 médicos veterinários e extensionistas BRF capacitados nos programas Swine e Chicken Academy;
  • 100% de certificação de bem-estar animal nas unidades de abate de aves e suínos do Brasil;
  • 100% das aves do sistema de integração globalmente livre de gaiolas;
  • 100% dos motoristas e equipes de carregamentos treinados e capacitados;

Conheça nossos outros pilares

Gestão de Cadeia de Suprimentos

Abrange o controle de origem da matéria-prima e o engajamento dos fornecedores às melhores práticas de sustentabilidade.

Acessar página

Bem-estar animal

Gerencia a prática de manejo dos animais, de acordo com o Programa Global de Bem-estar Animal Feito na BRF que define práticas e compromissos na criação, transporte e abate dos animais.

Acessar página

Mudanças Climáticas

Busca mitigar os efeitos das mudanças climáticas e contribuir para o fortalecimento de uma economia de baixo carbono. A BRF está comprometida em ser uma companhia Net Zero até 2040.

Acessar página

Recursos Naturais

Promove a gestão do consumo de água e energia ao longo da nossa cadeia de valor. Busca alternativas de geração de energia a partir de fontes limpas e renováveis.

Acessar página

Economia Circular e Gestão de Resíduos

Promove a redução, reciclagem e reutilização de materiais em toda a cadeia de valor – dos fornecedores à fase de pós-consumo.

Acessar página

Responsabilidade Social

Busca disseminar a inclusão, a diversidade e a educação com o Instituto BRF, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades em que estamos presentes.

Acessar página