Como empresa global, temos a responsabilidade de promover o uso sustentável dos recursos naturais em nossa cadeia de valor. Nosso objetivo é proteger e conservar o meio ambiente nas localidades onde estamos presentes, além de gerenciar o portfólio de produtos com foco na redução dos impactos pós-consumo. Ciente de nossa responsabilidade diante um recurso crítico como a água, seguimos padrões rigorosos de qualidade que garantem a conformidade com todos os regulamentos, tanto do ponto de vista de qualidade quanto de quantidade, observando sistemicamente os limites de nossas outorgas de água e efluente. Como reflexo de nossa atuação consciente estabelecemos um compromisso de sustentabilidade que nos desafia a reduzir em 13% o indicador de consumo de água da BRF até 2025.

Estabelecemos práticas para uma governança de nossos sistemas de tratamento de água e efluente, onde através de indicadores e índices, além da garantia do cumprimento dos requisitos legais, podemos ter uma tomada de decisão ágil e assertiva, a fim de garantir o uso eficiente priorizando o reaproveitamento e reuso da água, sempre que possível. Na cadeia, por meio do nosso Código de Conduta para Parceiros de Negócio, informamos sobre a necessidade de manter a regularidade com as legislações ambientais, o que inclui as outorgas de uso de água e suas condicionantes.

É também uma prática nossa o acompanhamento da qualidade dos rios onde captamos e lançamos os nossos efluentes, após o devido tratamento, isto é uma das formas de avaliarmos e entender os impactos específicos das nossas empresas nas regiões onde atuamos e através de uma gestão antecipada, buscar a convivência harmônica com o meio ambiente.

Já com relação a gestão dos riscos pela escassez hídrica, analisamos as bacias hidrográficas que compõem as regiões de nossas atividades industriais e as características de uso dos recursos hídricos locais, a fim de compreender o crescimento da demanda local e mensurar a nossa exposição a falta de água. Através de uma ferramenta de Vulnerabilidade Hídrica desenvolvida internamente com base em metodologias globais, aplica-se duas abordagens analíticas complementares: um olhar operacional interno, relacionado com as nossas rotinas e atividades; e um olhar externo, ambiental, vinculado às características das bacias hidrográficas onde o empreendimento está inserido e aos múltiplos usos da água nas regiões. Essas abordagens têm seus indicadores integrados, permitindo a síntese quantitativa da vulnerabilidade hídrica.

A governança e a gestão de recursos hídricos em nossas operações, de forma expedita, têm como objetivo:

  • Padronizar, manter e aprimorar a gestão de água.
  • Controlar, medir e monitorar os recursos hídricos.
  • Registrar as informações sobre recursos hídricos de acordo com os procedimentos estabelecidos neste documento.
  • Estabelecer indicadores de monitoramento e metas para promover o uso sustentável dos recursos hídricos.
  • Assegurar a conformidade com as obrigações legais, com a Política de SSMA e com a Política de Sustentabilidade da BRF.
  • Racionalizar, reaproveitar e reutilizar a água sempre que possível.
  • Promover a educação para o uso racional da água.
  • Ser um agente de transformação para evoluir com práticas para o uso racional.
  • Melhorar continuamente a gestão dos recursos hídricos em nossas atividades.

Acompanhe no Relatório Integrado da BRF, todos os projetos e as ações que vêm se modernizando ao longo do tempo.